Além de garantir o pedido de benefício de aposentadoria 100% digital na FUNCEF, os participantes que aderirem ao Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE) da CAIXA, com prazo de adesão até 14 de agosto, poderão realizar o pedido dos institutos no site ou no aplicativo da Fundação.
No ar desde o dia 4 de agosto, o pedido totalmente online pode ser feito para três dos quatros institutos dos planos da FUNCEF: o BPD (Benefício Proporcional Diferido), o Resgate e o Autopatrocínio. Para solicitá-lo, basta acessar o Autoatendimento do Portal da FUNCEF ou o aplicativo (disponível para baixar na Play Store e na Apple Store) e fazer o pedido.
Segundo o coordenador em exercício da Coordenação de Arrecadação e Institutos (COARI), Marcelo Silva Leite Filho, os pedidos dos institutos na internet irão agilizar a liberação dos processos. “O participante não vai mais precisar imprimir documentos e enviar pelos Correios, ganhando tempo na solicitação. A FUNCEF, por sua vez, ganha tempo no trâmite, não fica com documentos pendentes e recebe todos de forma digital”, explica.
O pedido dos institutos na internet irá agilizar o prazo para a conclusão dos processos. “Com o pedido digital, temos a intenção de pagar os resgates, por exemplo, em menos tempo do que foi feito no primeiro semestre, quando ainda estávamos trabalhando nessa inovação”, explica Marcelo Leite Filho. Desde a implantação do novo sistema na sexta-feira passada (04), 59 participantes já usaram o novo canal.
Somente portabilidade não será feita 100% online. O pedido pode ser iniciado pela internet, no entanto, serão necessários o preenchimento e a assinatura de documentos da entidade que irá receber os recursos do participante da FUNCEF para que o instituto seja efetivado.
Comunicação Social da FUNCEF

