A FUNCEF concluiu o processo de migração do seu datacenter para a nuvem. A mudança faz parte do projeto de modernização da Fundação focado em reduzir custos, elevar a segurança da informação e aprimorar os serviços prestados a milhares de participantes.
Realizada entre setembro e dezembro de 2023, a migração eliminou investimentos na compra de equipamentos de infraestrutura de TI e o consequente custo de obsolescência programada.
Também permitiu a atualização dos sistemas do parque tecnológico da FUNCEF. Entre os ganhos estão a disponibilidade dos dados praticamente 100% do tempo e a possibilidade de ajustar a capacidade das máquinas à demanda, evitando interrupções nos serviços.
O presidente Ricardo Pontes ressalta que a medida atende às diretrizes do planejamento estratégico de oferecer soluções tecnológicas, integradas, inovadoras e adequadas à necessidade da Fundação.
“Todo o nosso trabalho, seja na inovação de processos internos ou na área de tecnologia, é focado em garantir infraestrutura adequada, segura e sustentável à FUNCEF, que se reflita em um serviço de qualidade prestado aos nossos milhares de participantes”, afirma.
Próximos passos
Atualmente, a Gerência de Tecnologia está avaliando soluções multicloud no mercado para que a FUNCEF não dependa de um único fornecedor. Isso dará mais segurança para os processos executados.
“A premissa do projeto é facilitar a vida dos profissionais da Fundação e dos participantes, gerando uma melhoria constante na qualidade dos serviços, sem abrir mão da gestão eficiente dos custos e da segurança da informação”, avalia o diretor de Administração e Controladoria, Rogério Vida.
Comunicação Social da FUNCEF

